Normas para as construções

Todos os trabalhos inscritos deverão ser enviados, na forma de ARTIGO COMPLETO, para o email sectifba@gmail.com [envie aqui], até o prazo de encerramento das inscrições na modalidade desejada. 
Os trabalhos selecionados serão publicados no CD-ROM dos anais do evento, sob código  
ISSN 2316-4441


NORMAS PARA CONSTRUÇÃO DOS TEXTOS 

Título Centralizado, letras maiúsculas, negrito Área temática: Identificar em qual área temática o trabalho se insere:
a-) Educação e Tecnologia
b-) Sustentabilidade e Formação Cidadã.

Resumo: de 100 a 250 palavras, sem parágrafo e sem citações bibliográficas. Deverá conter uma introdução, o objetivo da investigação, a metodologia, os resultados (parciais ou finais) e apontar as conclusões.

Palavras-chave: Identificação de  03 (três) a 05 (cinco) expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados. De acordo com  NBR 6028/2003,  “as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto”.

Texto: deve observar a seqüência INTRODUÇÃO (delimitação do assunto, objetivos do trabalho, contextualização do tema, recursos metodológicos, limitações da abordagem) – DESENVOLVIMENTO (principal parte do texto, corresponde à exposição ordenada e pormenorizada do assunto, podendo ser subdividido em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema) – CONCLUSÃO (parte final do texto com as conclusões correspondentes ao(s) objetivo(s) do trabalho, podendo referir desdobramentos relativos à importância, repercussão, encaminhamentos, etc), podendo ter títulos específicos. Nas Referências constarão as menções e citações. Ilustrações, Figuras e Tabelas integram o texto se houver espaço ou, então, são remetidas para APÊNDICE(S) – se material elaborado pelo próprio autor – ou ANEXO(S) – se material não elaborado pelo autor -, com títulos centralizados, em maiúsculas e em negrito.

Orientações Gerais:

- O título deve vir em negrito, letras maiúsculas, alinhamento centralizado;

- colocar o (s) nome (s) de autor e co-autor (es),  como uma nota de rodapé por pessoa,  especificando a instituição de origem, formação acadêmica e e-mail;

- Formato A4; fonte Times New Roman,  letra normal – reservado o uso de itálico para palavras estrangeiras e negrito para ênfases ou destaques –, espaçamento simples, letra no tamanho 12 em todo o texto (exceção para resumos e citações longas, as quais devem vir em tamanho 11, e para notas, em tamanho 10);

- margens superior, inferior e direita: 2,5cm; margem esquerda: 3,0cm;
- itens e subitens em negrito e alinhados a esquerda, separado por um espaço de caractere;
- espaçamento de 1,5 cm entre o Título e Autores e no texto;
- tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word);
- os trabalhos deverão observar as indicações técnicas da ABNT, critérios e prazos fixados pela programação do evento.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES
1. Como pôsteres serão apresentados trabalhos de pesquisa em andamento, propostos por discente e/ou docentes vinculados a instituições de ensino superior ou de educação básica.

2. Trabalhos inscritos para as Sessões de Pôster devem observar as seguintes normas:
a. Dimensão: 1,20m de altura por 80cm de largura; 
b. Componentes dos pôsteres: título; nomes dos autores: instituição e endereço: introdução: material e métodos: resultados; conclusões e referências; 
c. Deve acompanhar a proposta de pôster um resumo (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas,   fonte Times New Roman, letra normal, espaçamento simples, letra no tamanho 12), com uma   apresentação concisa dos pontos relevantes da proposta, seguindo-se logo abaixo as palavras- chave (máximo de 5), para fins de avaliação e publicação, tanto no CD-ROM como impresso;
d. Titulo: deverá ser o mesmo utilizado no Resumo, escrito em letras maiúsculas que permitam a sua leitura a 3m de distância;
 e. Nome dos autores, instituição e endereço devem vir abaixo do titulo e com letras menores. O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado;
f. A disposição dos demais itens, no corpo do pôster, fica a critério do(s) autor(es), recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem observar tamanhos de letras que permitam a leitura à distância; 
g. Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folders ou panfletos com  informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) autor(es);

 3. Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo comitê científico constituído de professores indicados pelo Grupo de Pesquisa. Este comitê emitirá parecer sobre os posters a serem apresentados no evento.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE comunicação oral
As normas para apresentação na forma de comunicação oral deverá seguir as recomendadas para a construção de textos. Os trabalhos que forem inscritos na forma de comunicação oral serão avaliados pelo comitê científico constituído de professores indicados pelo Grupo de Pesquisa. Este comitê emitirá parecer sobre as comunicações orais a serem apresentados no evento. Caso haja necessidade poderá ocorrer indicação de mudança da forma de apresentação em virtude da disponibilidade. As comunicações que forem selecionadas deverão ser apresentadas em 15 minutos com 5 minutos para discussão ao término da mesma.  

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE mini-curso
As normas para apresentação na forma de mini-curso deverá seguir as recomendadas para a construção de textos. O autor deverá incluir um item com o número máximo de participantes. Os mini-cursos que forem selecionados pelo comitê científico terão o tempo de 04 (quatro)  horas para ser desenvolvido no evento. A comissão organizadora entrará em contato com o autor responsável e posteriormente divulgará os mini-cursos que foram selecionados para que os participantes do seminário possam fazer as inscrições previamente de acordo com as vagas disponibilizadas.