Apresentação

I Seminário do grupo de pesquisa educação, ciência e tecnologia.


   O Seminário:
Este evento, a acontecer na cidade Valença – no litoral sul baiano – de realização do IFBahia (Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia da Bahia) nos dias 5,6 e 7 de novembro, tratar-se-á de um espaço aberto para a discussão da nova realidade social e dos paradigmas por serem enfrentados pela educação na contemporaneidade.
Assim, tratando de tecnologia, sustentabilidade e formação cidadã, este será conduzido através de dois eixos temáticos:
1.       Educação e Tecnologia
2.       Sustentabilidade e Formação cidadã

Para tanto o evento se organizará na forma de palestras, minicursos/oficinas, comunicações orais e exposição de pôsteres.



   O grupo:
Trata-se de um grupo de pesquisa que reunindo docentes, discentes e técnico-administrativos do Instituto Federal da Bahia tem as relações da educação em seus instrumentos, métodos e objetivos com a inovação das ciências e novas demandas tecnológicas, bem como o papel que estas desempenham no âmbito do indivíduo, da sociedade, do profissional e do institucional como objeto primário de pesquisa. Além disso, o grupo pretende, ainda, organizar eventos, encontros, seminários, cursos de extensão e outros. Aspira, também, ser reconhecido como um grupo que cumpre a sua função social, com a finalidade de resolver questões da comunidade de Valença-BA e das comunidades residentes nos municípios que integram o território baiano do Baixo Sul.

  
   Os palestrantes:
Pedagogo, psicanalista, pesquisador lotado nos quadros docentes da Uneb, é líder do Grupo Tecnologias Inteligentes e Educação, atuante na área de currículo, formação do educador, tecnologias na educação e difusão do conhecimento. Com um bom número de livros publicados é membro associado do Instituto Freudiano de Psicanálise, além de uma ampla atuação na pós-graduação strictu senso na Universidade do Estado da Bahia.

Professor, historiador, atua na área de estudos subalternos, tendo como objeto de pesquisa as relações de subordinação no sul da Bahia entre 1945 e 1964. Trabalha as temáticas: Bahia Republicana, teoria da história, estudos subalternos, Internacional Situacionista, movimentos sociais e movimento zapatista. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Valença e tece uma análise no âmbito dos parâmetros curriculares nacionais para educação no ensino médio.

Psicóloga, geógrafa, Professora da Universidade Estadual Universidade Estadual da Paraíba e integrante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas educação, novas tecnologias, Geografia e geociência.

Geógrafo e Educador Geoambiental, pesquisador na área de Cultura e Turismo e atualmente vinculado à Rede Estadual de Educação (SEC-BA), é editor e revisor do Boletim Informe Geográfico-BIG, membro do Grupo de Pesquisa História, Memória e Representações: Suportes para o Turismo Cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz, além do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações da mesma universidade.